terça-feira, 24 de julho de 2007

Tu és responsável por aquilo que cativas


As coisas mais importantes existentes nesse planeta, são nossos pais, amigos, objetos pessoais. O que torna essas coisas tão importantes? Essa pergunta é respondida no livro O pequeno príncipe de Antonie de Saint-Exupéri, literatura infantil. É impressionante a simplicidade que o autor coloca as coisas importantes da vida de cada um. Colocarei um trecho do livro para demonstrar

E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia, disse a raposa.
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa, disse a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste.
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa, disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."
- Criar laços? - Exatamente, disse a raposa.
- Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...Mas a raposa voltou à sua idéia:
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que serão diferentes dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então será maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...
A raposa então se calou e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! Disse ela.
- Bem quisera disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. O homem não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga cativa-me! Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa.
E continuou:

- Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Esse trecho do livro ensina porque as coisas são importantes. E eu penso que devemos parar de ser orgulhosos e começar a cativar as pessoas ao nosso redor. Lembrar que a pessoa ao nosso lado deve ser cativada para se tornar especial e quando temos coisas especiais somos felizes.

Quero agradecer a Érika que me incentivou a ler o livro, e quando você lê esse livro você sente que seu dia valeu a pena, Érika obrigado por fazer meu dia valer a pena. Também desejo agradecer ao meus amigos João Paulo e José Antônio por juntos termos a idéia de fazer este blog. E a você, pessoa que esta lendo este post por estar gastando seu tempo com as coisas que coloquei aqui.
E que este blog torne-se maravilhoso, pois o cativaremos, para ele se tornar muito importante, pelo menos para nós.


Brito

7 comentários:

jebar437 disse...

Vocês deviam assinar cada texto, ou fazer uma conta pra cada.

Assim dá pra saber quem postou o quê e quem são os membros do blog.


=P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valquira, Pedagoga em Cristo disse...

Sempre gostei muito desse trecho do livro. Acho que deveríamos ler O Pequeno Príncipe em vários momentos da nossa vida, para que nunca esqueçamos.
Valquira - val.falena@gmail.com

Fran. disse...

CHOREI!Mto linda a história vou comprar o livro e dar d presente para quem eu CATIVEI! bjos

Flavyann Di Flaff disse...

Caro Blogueiro!
Assino embaixo de tudo o que foi escrito neste post. Já li e também senti esta simplicidade na obra intitulada "O Pequeno Princípe". Faz-me lembrar dos tempos idos da infância, nela, fazíamos amigos naturalmente, sem as dúvidas e receios que a fase adulta nos impõe.
Um abraço e visite meu singelo blog.

Antonio Elizeu de Oliveira disse...

Linda essa citação e algo de positivo. Não contive, copiei e estou a divulgar seu blog. As coisas boas desse mundo devem ser divulgadas.
Abraços e tenham um ótimo fim de semana.
antonio.oliveira@sga.pucminas.br,antonioelizeu@hotmail.com, Facebook, Twiter 31 3054-2622

Anônimo disse...

o que dizer se não, obrigada pelas suas palavras! um forte abraço fraterno!